quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Revoluçaõ Francesa


Revolução Francesa = Revolução burguesa
O rei tentou solucionar os problemas da população e chamou a assembléia, que não reunia a 175 anos. O clero e a nobreza combinavam votos e sempre ganhavam nas decisões, mesmo os servos serem a maioria.
Então os comuns decidiram fazer a assembleia nacional, que foi o primeiro passo para a revolução, e eles fizeram " leis " com base no iluminismo.
A bastilha significava o poder do rei, os comuns a quebraran e isso significava que eles estavam se armando e que apoiavam o 3º estado.
Como a Prussia e a Austria queriam que o regime fosse de monarquia teve uma guerra delas contra a França.
Os jacobinos fizeram muitas coisas boas, mas seu governo era violento, por isso foram tirador do poder.
Os girondinos perseguiram os jacobinos, aproximaram o governo do exército. Napoleão Bonaparte ganhou fama e prestígio.
O golpe de Brumário foi colocar Napoleão no poder. Os girondinos não conseguiam resolver os problemas pois eram muitos e ninguem respeitava a opinião de ninguem.
Alguns burgueses apoiavam Napoleão, então prenderam os membros do diretório e começou uma nova fase da revolução, a ditadura militar.
Antes Napoleão era visto como um ídolo para a populção, e as artes ajudavam, fazendo quadros de Napoleão, onde eles passavam pras pessoas uma imagem boa dele.
Ele escontrou a pedra de roseta, ela ajudava a traduzir os hieróglifos egípcios, que nem mesmo os egípcios mesmo não entendiam.
Napoleão cortou as relações com a igreja e se auto corou Imperador, com isso, a igreja perdeu parte do seu poder, mas não todo.
Napoleão queria dominar o mundo, e seu exército se destacava nas suas moderanas táticas de batalha e os soldados tinham um ideal para qual lutar.
Napoleão achou que era forte o bastante para derrotar a esquadraria da Inglaterra, mas ela era mais forte do que ele imaginava. E suas tropas marítimas foram derrotadas.
Então Napoleão tentou asfixiar a economia da Inglaterra, com o bloqueio continental, mas a Inglaterra tinha aliados, por issoo golpe não foi possivel.
Até que Napoleão tentou invadir a Rússia( ela estva enfrentando um forte inverno), e a Russia decidiu praticar a tática de terra arrasada.
Antes das tropas de Napoleão chegar, os soldados da Russia acabavam com plantaçoes, comida, população e não havia nada pra Napoleão conquistar, quando as tropas de Napoleão chegavam só havia gelo. E a Russia fazia ataques surpresas.
O exército acabou ficando sem suprimentos e a unica coisa que conquistavam era gelo. Mais uma batalha perdida.
Os países que consideravam Napoleão invencivel foram tomando coragem apos as derrotas de Napoleão.
Alguns países(Prussia, Austria ...) se uniram e derrotaram Napoleão mais uma vez em Waterloo. E colocaram Napoleão em exilio, pois se colocassem em uma cadeia comum, a população poderia se revoltar e solta-lo; se o matassem iam considera-lo herói, pois ele estaria dando a vida pelos ideais; por isso a melhor opção seria a do exílio.
Napoleão conseguiu fugir do exílio, voltou para Paris e foi recebido como heroi pela população e exercito.Ficou na liderança e seu governo ficou conhecido como governo de 100 dias, pois o derrotaram mais uma vez, ao saberem do seu retorno, e mais uma vez foi mandado para o exilio, agora em uma ilha muito mais longe. Os países que o derrotaram criaram o Congresso de Viena, e eles queriam "apagar" as ideias de Napoleão da historia, ou seja, todos os principios da Revoluçaõ francesa deveriam ser esquecidos, como volta a monarquia e nobreza teria previlegios. Eles exigiam que os verdadeiros reis voltassem ao trono.
A Santa aliança foi criada para acabar com qualquer manisfestação nacional ou liberal ( com os principios da revoluçaõ francesa).
O pincipe Talleyrand ( acho que o nome não é muito importante) estabeleceu no congresso que a França pagasse uma indenização aos paises invadidos e que os os verdadeiros reis voltassem ao trono.
Independecia do Brasil e a Revoluçaõ Francesa
A independencia do Brasilfoi bem diferente das outras. Quando Portugal decidiu " furar o bloqueio conteinental ", a esquadraria da Inglaterra levou a familia da coroa portuguesa e 15 mil nobres para o Brasil, colonia de Portugal. Como uma colonia, que não tinha direito a educação e os principios, poderia ser a sede da coroa portuguesa ?
Quando a família real chegou, gradualmente foramm criando universidades, bancos ( Banco do Brasil ) e escolas. Quando mandaram que os legitimos reis voltassem aos tronos, Don João 6º voltou pra Portugal e deixou seu filho no comando. Mas não teria mais jeito do Brasil voltar a ser colonia, e o Brasil foi dando passo a passo pra independencia, que seu maior passo foi ter sido sede da coroa portuguesa.