quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Resumo do livro " Vida de droga "


Magda: melhor amiga de Dora, mais rica que Dora e o pai de Magda tinha uma fábrica de chocolates.
Joel: pai de Dora, vinha de uma família pobre, sua mãe trabalha em uma padaria e seu pai era alcoolatra e sua mãe tinha que sustentar 5 filhos, trabalhava muito.
André: irmão de Dora, era gordinho.
Cleuza: Mãe de Dora
Joel foi despedido e Dora só descobriu quando foi pedir uma viagem pra Disney de Natal e Cleuza disse que não poderia pagar. Joel queria vender hot-dog, Dora odiava a idéia. Com o tempo a família foi reduzindo os gastos e vendendo bens( carro, casa, não aceitava as ligações a cobrar). As amigas de Dora já sabiam da situação. Como o pai de Dora era dono de uma fábrica,Dora pdeiu um emprego pro pai mas parece que eles estavam com má vontade. Joel conseguiu um emprego na Amazônia. Com a venda da casa ele ganhou um apartamento perto da periferia e dinheiro. O apartamento era simples, quando Dora o viu ficou abalada. Passaram o natal da casa da avó em Minas, só não iam morar lá porque os pais de Cleuza nunca aceitaram o casamento dela com Joel. Na nova casa nem telefone tinha. Dora não podia ia na casa das amigas, era longe.
Dora se sentia solitária, perdida, diferente do irmão havia se adaptado bem rápido. Cleuza voltou a trabalhar. Dora não gostou da nova escola, não conversava com ninguem lá, um menino se aproximou dela, Téo mas era conhecido como Tigre, era bem cobiçado na escola, mas Dora nem dava bola, ele ajudava o pai, mecanico. André foi assaltado e roubaram seu tênis. Dora foi se acustumando, Tigre estava afim de Dora. As vezes Dora chorava com saudades do pai. Era aniversário de Emilia, ela morava próximo ao seu prédio e voltavam juntas da escola, Dora foi ajudar na arrumação da festa. Lá conheceu o primo de Emília, Guilherme. Ambos interessaram um pelo outro, Gui era como um amigo rico de Dora, seus assuntos eram legais. Gui morava na casa que Dora achava mais bonia, seu pai era dentista, seu sonho era ser jogador de basquete. Eles ficaram e ele fumou droga na frente dela, ela resolveu experimentar. Eles passaram a se encontrar, Emília e seu namorado iam juntos. Cleuza dava dinheiro a Dora vendo sua felicidade.
Dora já nao fazia sempre as tarefas de casa, queria ficar co Gui, fumavam um pouco.
Tigre disse que Gui era maconheiro da pesada, mas Dora nem deu idéia. Cleuza quiz conhecer Gui, só de ver ficou emocinada, ele levou um bouquê para Dora.
Cleuza conversava bastante com Dora sobre sexo, mas ela e Gui se limitavam a beijos e abraços.
Naldo era amigo de Gui, ele dava em cima de Dora. Dora sabia algumas coisas sobre droga e pensava que sabia se controlar. Um dia a branca chegou mas Dora não experimentou, eles usavam uma caneta pra aspirarem a droga, Dora começou a ser excluida pois não tinha experimentado. André já sabia que Dora usava drogas, tentava alertar, mas não adiantava. No dia do aniversário Dora ganhou 3 festas, a do namorado, da mãe e dos amigos.
Naldo deu de presente pra Dora, a branca dessa vez ela aceitou e depois foi embora.
Emília só voltou no outro dia, quando o efeito da droga passava ela ficava deprimida, então usou muita e ficou bem doida. Brigou com o namorado e acordou com um homem que mal conhecia, só de calcinha. As drogas estavam controlando Emília, ela decidiu parar, alertou Gui e Dora, mas eles achavam que podiam controlar.
Gui e Dora ficaram um tempo sem sair, depois do escândalo da Emíla, ela só chegou em casa um dia depois do aniversário de Dora. O namorado de Emília acabou terminando com ela quando ficou sabendo o que aconteceu no dia em que brigaram.
Dora viajou com Gui e sua família pra praia. Lá o consumo deles aumentou, Gui até vendeu um relógio dele pra cubrir os gastos. Lá eles tiveram sua primeira vez.
Voltaram a andar com Naldo, lá experimentaram droga na veia. Elias, um novo amigo do grupo era conhcido de uns traficantes, tinha aparência de não tomar banho e não tinha 2 dentes.
O efeito das drogas passava rápido, quando o efeito passava a pessoa ficava depressiva. Elias dava em cima de Dora. Ela e Gui nem se beijavam como antes, gostavam de curtir o efeito da droga.
Gui passou a jogar basquete mal por causa das drogas. Dora já não fazia as obrigações em casa. Cleuza separou de Joel, ele queria se casar novamente.
Os amigos de Dora não tinham mais dinheiro suficiente pras drogas, consumiam muito. Gui e Dora pegaram jóias em casa pra comprar drogas. Na escola já sabiam que Dora usava dorgas. Como não tinham mais dinheiro pra comprar drogas passaram a roubar som de carros. Em um roubo, Gui foi atingido por uma bala, Naldo e Dora fugiram. Acabaram descobrindo tudo. Para Dora melhorar, Cleuza decidiu ir pra casa dos pais, Dora pegou o dinheiro da viagem e fugiu. Foi pra casa de Naldo, mas não podia ficar lá. Ficou em um cortiço com Elias e outras pessoas. Lá encontrou Magda, deitada no chão , estava esqueletica.
Seu tio usava drogas e ela já tinha experimentado. Um dia sua amiga ofereceu e ela usou muito, ficou desmaiada babando no chão. Passou por várias clínicas, mas sempre arrumanva droga. Quando saiu reencontrou a mesma amiga ,que ofereceu e Magda teve overdose.
Dora passou a viver com Elias, ele dava de tudo pra ela, viviam omo casados. Até que um dia ele não estava lá. Estava devendo traficantes, foi apagado . Dora avisou a Clarice , mãe de Elias, sobre a sua morte, foi na missa do enterro, Clarice se ofereceu pra ajudar Dora.
Dora passou a se prostituir, como Magda, na primeira vez foi difícil, mas depois ela "pensava" que não era ela, era alguem parecida com ela. Dora foi na casa de Naldo, encontrou Gui, ele tinha se recuperado,mas voltou a usar. Dora passou a sustentar a droga dela e de Gui.
Naldo disse que Gui estava aproveitando dela , nem importava de onde vinha o dinheiro. Era verdade. Os trficantes que Dora comprava drogas, queriam que ela pagasse com seu corpo, mas nunca aceitava.
Um dia a polícia bateu na casa abandonada, o cortiço que ficava, e levou todos. Magda tinha dedado depois de ser expulsa de lá por roubar droga dos outros. Dora foi pra FEBEM, e mentiu o nome, deu o ex endereço e acabou sendo descoberta pela mãe.
Cleuza estava namorando Paulo, um colega de trabalho. o avô pagou pra Dora se tratar. Lá ela conheceu Edmundo, um viciado em drogas, tinha aids.
Um dia Gui vendeu sua moto e comprou drogas. Tambem quebrou a casa e foi embora, já era maior de idade.
Emília arrumou um bom namorado, Dora até fucou com inveja. Dora viajou pra Amazônia, ela não gostava de Guta, mulher de seu pai, era índia. Dora ajudava nas tarefas, mas depois parou e acabou brigando com Guta, voltou pra casa ds mãe.
Um dia Dora encontrou com Tigre, ele estava mais bonito e continuava gostando dela, mas Dora o achava muito certinho.
Ed, o menino da clinica passou a se encontrar com Dora, ela dava drogas de graça pra ela. Acabaram descobrindo que Dora voltou a usar drogas. Quando Paulo foi jogar a droga fora, Dora enfiou um tesoura nas costas dele. Cleuza expulsou Dora de casa.
Depois foi pra casa de Mônica, uma amiga de Dora, mas foi expulsa de lá pois roubou dinheiro dela.
A família de Ed descobriu e mandou Dora se afastar dele.
Dora entrou em um carro com dois homens pra fazer progama, eles iam judiar dela, mas ela conseguiu fugir ainda no carro. Passou a viver na rua com uma família que foi rica. Mas descobriram que ela usava droga e expulsaram ela de lá.
Dora estava cuidando de Magda e levou ela pra família dela, mas eles a expulsaram, os empregados deram uma ajuda a elas.
Com dinheiro foram pra um cortiço que Gui e sua namorada estavam. Dora pagou pra passar uns dias lá. Magda acabou sumindo. Dora ficou com raiva e quebrou copos do cortiço e derramou a bacia de crack. Foi expulsa do cortiço também.
Dora pedia esmola pra comprar crack. Ela estava descobrindo como retomar a vida. Estava morando na rua, com umas velhinhas que tambem foram ricas. Elas tinham um prato de ouro, lembrança dos velhos tempos. Dora ia rouba-lo pra comprar crack, quando um vellhinho lhe deu uma pinha e a chamou de neta. Ficou lembrando do seu avô que tinha sumido. Quando criança diziam que ganhar pinha dava sorte. Resolveu não roubar o prato. Estava se sentindo um lixo, que não demoraria pra destrui seus sonhos, ou morrer com um tiro,ter overdose... precisava mudar de vida.
Foi pra casa de Clarice e Esdras, mãe e pai do Elias, e eles a acolheram e queriam ajuda-la a sair daquele mundo. Eles chamaram a mãe de Dora. Paulo iria pagar um clinica pra ela, venderia o carro, gastaria o dinheiro da poupança. Paulo disse que sem ela a família não tinha felicidade.
O tratamento de Dora estava dando certo, pois as mudanças partiam dela. Dora se recuperou, o clima da família estava chato, era como um teatro sem emoções.
O pai de Magda ficou arrependido por renegar a filha,até contratou detetive. Quando perguntavam sobre ela, diziam que ela estava viajando.
Dora estava mal falada na escola, a mãe de Emília não queria que ela se envolovesse com Dora. m dia um garoto da sala dela a agarrou, e ela saiu correndo.
Encontrou Tigre com uma menina, ficou com ciumes.
Ela conversava muito com Clarice. Arrumou emprego na época do natal em uma boutique no shopping. Fez amigos, saia de vez em quando.
Um dia, quando estava andando de ônibus, " viu " Magda, pediu pro motorista parar, mas só parou no outro ponto, correu pra alcança-la mas não conseguiu. Chegou em casa chorando.
Estava pensando , que o crack tornava a vida mais fácil, era dificil lhe dar com os sentimentos.
Dora viu Naldo no seu trabalho, era homem sério,mas continuava usando drogas e dando em cima dela.
Foi a uma festa de Naldo, ele ofereceu e ela uma droga purinha, nesse momento ela se lembrou de tudo o que já havia passado.Disse que não. Ele disse que gostava dela, Dora imaginou eles vivendo com brigas, ele vendendo moveis pra comprar droga.. Dora sabia que ele não deixaria de usar drogas.
Encontrou-se con Tigre depois do trabalho,ele disse que sempre teve uma atração por ela, e Dora disse que estava tentando viver uma vida legal agora, estava estudando, trabalhando. Convidou-o pra sair, ele aceitou.
Dora estava arrumando pra sair com Tigre, agora sabia que começaria uma nova vida.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Resumo do livro " A dama das camélias "


Marguerite Gautier era uma prostituta e morreu de tuberculose. Seus bens foram leiloados para pagar as dívidas. Ela levava uma vida de rico e era prostituta de condes, nobres .. Quando ia em teatros, sempre levava um binóculo, um saco de bombons e um bouquê de camélias, que durante 25 dias eram brancas e 25 vermelhas.
Um senhor gostava muito dela, tratava-a como filha, dando de tudo pra ela.
O " narrador " comprou um livro leiloado de Marguerite, ele tinha uma dedicatória, o livro falava que uma mulher morreu com o coração no deserto, como Marguerite. Suas dívidas foram pagas com o leilão e sobrara dinheiro.
Armand Duval era o nome escrito na dedicatória do livro. Ele (armand) foi na casa do narrador para buscar o livro. O narrador começou a procurar Aramand, pois ele queria saber mais sobre Marguerite. Como não o achou foi ao túmulo de Marguerite. Era o túmulo mais bonito, sempre com flores novas. E eram semre brancas e vermelhas as flores. E Armand mandava sempre colocar novas flores no túmulo.
O narrador conseguiu conversar com Armand, viraram amigos, mas ele estava doente físico e mentalmente.
Apesar de Marguerite ser prostituta os homens a amavam. Armand começou a contar sobre os dois: Eles se conheceram no crepusculo do teatro. Mas começaram a conversar através de Prudente, amiga e viznha de Marguerite, era modista e gorda.
Ele ceiou com Marguerite e alguns amigos dela até que ela começou a tossir sangue, foi pro quarto ficar sozinha. Eles começaram a conversar e Armand declarou todo seu amor por Marguerite, mas ela se cupava por levar aquela vida.
O duque que ficava com Marguerite a visitava todos os dias, mas Margueirte e Armand passaram a noite juntos. Armand estava começando a ficar com ciumes de Marguerite. Eles se encontraram mais uma vez após a saida do Duque.
Marguerite propos que eles viajassem juntos, com o dinheiro do Duque, mas Armand não aceitou.
Marguerite amava Armand de verdade. Ele fez uma carta pedindo perdão pelo ciume, Marguerite aceitou.
Armand era advogado, e começara a jogar pra cubrir os gastos com Marguerite, nunca apostava o que não tinha.
Acabou que eles foram viajar e Prudence foi tambem. Marguerite havia voltado com as festas todos os dias, o que prejudicava sua saúde. O duque parou de visita-la , pois ela não o respeitava. Marguerit assumiu seu romance com Armand. As dívidas de Marguerite só aumentavame teve que vender bens e parar com os gastos. Marguerite e Armand partiam para uma vida simples.
O pai de Armand era contra, mas Armand continuou com Marguerite.
Armand foi conversar com o pai e quando voltou Marguerite já tinha partido. Ele saiu pra procura-la e conseguiu uma carta que Marguerite fizera pra ele. Marguerite voltara pra aquela vida. Armand ficou furioso e voltou pra casa do pai.
Armand conheceu a Olympe, amiga de Marguerite e Armand a usava pra fazer ciumes em Marguerite. Ela adocia cada vez mais vendo Armand e Olympe. Armand e Marguerite se encontraram e passaram a noite juntos. No outro dia quando foi visita-la ela estava com o o conde, fez questão de deixar o pagamento da noite anterior. Marguerite estva em estágio terminal, foi pra Inglaterra e deixou uma carta.
Nela estva escrito que o pai de Armand que pediu pra ela o deixar, porque ele queria que Armand tivesse um futuro bom e estava colocando a vida da família em risco jogando pra sustenta-la. Marguerite só quiz o bem de Armand e o deixou.
O padre perdoou Marguerite por seus pecados e que ela morreu como uma cristã. Ela pediu que a enterrassem com uma camisola que ela queria.
A parte em itálico é Armand contando a história de seu grande amor com Marguerite pro narrador. Ela morreu.
É uma história real ..